Luís Alves, oboé

Nasceu no ano de 1986, em Santo Tirso e inicia os seus estudos musicais em 1998, ano em que é admitido na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave – ARTAVE, na classe do professor Saul Silva, com quem conclui o Curso Básico Instrumentista de Sopro. Na classe do professor Nélson Alves, finaliza o Curso Instrumentista de Sopro, em 2004. No mesmo ano ingressa no ensino superior, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo – E.S.M.A.E., onde termina o bacharelato na classe do professor Ricardo Lopes. Na mesma escola conclui a licenciatura na classe dos professores Pedro Ribeiro, Nelson Alves e Ricardo Lopes, em 2009.

Tem frequentado cursos de aperfeiçoamento em oboé com os oboístas: Christo Kasmetsky, Ricardo Lopes, Andreas Wittmann, José Coutinho, Alex Klein, Pedro Ribeiro, Christian Wetzel, Thomas Indermülhe, Joost Gills, David Walter, Victor Estebas e Diethelm Jonas.

É membro fundador do quinteto «Contraste», que nasce no âmbito da disciplina de música de câmara, na E.S.M.A.E., sob a orientação do professor António Saiote. Com o quinteto «Contraste» vence o 1º Prémio do 1º Concurso de Música de Câmara da E.S.M.A.E., e o 2º Prémio da 22ª Edição do «Prémio Jovens Músicos» da RDP, na categoria B - Música de Câmara, nível superior. É também membro fundador do quinteto de sopros «Argo Navis».

A nível de Orquestras de Jovens fez parte da Orquestra Artave, Orquestra Sinfonieta da E.S.M.A.E., Orquestra da Escola Superior de Música de Castelo-Branco - ESART, Orquestra de Sopros dos Templários (10º estágio), Orquestra de Jovens do concelho de Águeda (2º estágio) e Orquestra Aproarte (5º estágio). No verão de 2005, participou no Festival Internacional de Orquestra em Pergine - Itália - «Pergine Spettacolo Aperto», com os maestros Julian Lombana e Pietro Borgonovo. Em Agosto de 2006, participa no V Festival Internacional de Música de Viana do Castelo, com o maestro Yuri Sobolev e, em Agosto de 2009, no «Festival Junger Künstler Bayreuth» em Bayreuth - Alemanha, trabalhando a nível de música de câmara com o professor Pierre Martens e em orquestra sinfónica com a maestrina Elisabeth Fuchs.

Trabalhou como reforço em algumas orquestras e agrupamentos portugueses como: Orquestra do Norte, Orquestra do Algarve, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa e «Camerata Senza Misura», com quem gravou CD e Filme/Documentário comemorativo dos 100 anos de nascimento do escritor Miguel Torga, “ A Terra antes do Céu”, realizado por João Botelho, em 2007. Gravou com o mesmo grupo a obra “Civilização” de Fátima Fonte para a Numérica. Participou ainda, como 1º oboé, na Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, no 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. Tem trabalhado regularmente como reforço com a Orquestra Sinfónica Portuguesa (incluindo 1º Oboé) e com a Orquestra Gulbenkian. Entre 2007 e 2011 trabalhou na Orquestra de Câmara do Minho como 1º Oboé. No ano de 2012 integra a Fundação Orquestra Estúdio – CEC 2012, como 1º oboé, chefe de naipe.
Tocou a solo com o Ensemble – Companhia da Música, em 2011.

Leccionou a disciplina de Instrumento-Oboé, na Escola de Música «Companhia da Música», em Braga (2008-2013), Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em Guimarães (2007-2011) e escola de música Guilhermina Suggia – FMAC, Porto (2012/2013). Desde 2012 integra o corpo docente (classe de Oboé) do Conservatório de Música de Barcelos. Trabalha desde 2008 como assistente do Prof. Ricardo Lopes (Oboé) e como professor de música de câmara (2013), na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, do Porto.